A 75ª Camisa é mais uma das minhas camisas que veio do Perú, mais especificamente de Lima, capital do país.
E é incrível perceber como a cultura do “brasileiro padrão” sobre o futebol é tão limitada… Os times peruanos são praticamente desconhecidos pela maioria dos hinchas brasileiros. Bom, é pra isso que eu escrevo esse blog… Então vamos à história do Club Alianza Lima. O time foi fundado em 15 de fevereiro de 1901, com o nome de Sport Alianza, o nome Alianza Lima seria adotado posteriormente, por uma decisão popular. É um dos clubes mais populares do Perú, mantendo acesa nos seus mais de 109 anos, a chama do amor no coração dos seus torcedores que o chamam carinhosamente de “Alianza Lima Corazón“… No início de sua existência, a diversão era disputar partidas contra times como Atlético Chalacom, Independência, entre outros. A primeira partida oficial, em 1929, foi contra o Jorge Chávez, no primeiro torneio organizado pela Liga Peruana de Futebol, numa década marcada pelas atuações do inesquecíveis jogador, “el maestro” Alejandro Villanueva, que junto de seus companheiros marcou a época como os “Negros Diablos“. O sucesso internacional veio na década de 30, com um rolê feito pelo Chile, onde o clube teve ótimos resutados. Os anos 40 apresentaram performances irregulares, somente em 1948 levantou uma taça. Já os anos 50, marcariam o início do futebol profissional no Perú, destaque para a formação do time, de 1950: Profissionalmente, a estréia do Alianza, em 1951 se deu numa vitória contra o Atlético Chalaco, por 2×1. Os anos 60 trouxeram bons ventos ao time, já em 1962 trouxe um novo título nacional ao time, assim como seria em 1963 e 1965. Em 1966, disputou a Copa Libertadores de América com o time abaixo: Os anos 70 trariam uma nova geração de jogadores que conquistariam os campeonatos de 1975, 77 e 78. O time de 1973: O time de 1978: Em 1976 disputou a Libertadores com o time abaixo:
Mau, acho que vale uma menção curiosa sobre o uniforme do Alianza: todo mês de outubro, eles deixam de usar o uniforme azul-marinho e branco, e passam a usar um uniforme roxo e branco. É o que eles chamam de mês “morado” do Alianza, em homenagem ao santo padroeiro do clube.
Bom, parabéns pelo post. Como você disse, é raro ver brasileiros terem alguma cultura sobre times da América Latina. Ainda sim, o Alianza Lima, um time de tanta tradição em torneios como a Libertadores da América. Mais uma vez fica meu parabéns e uma pergunta. Você importou a camiseta do Alianza, quanto que custou? Contato: rodrameche@yahoo.com.br.
Obrigado
Ae mermão, assisti um jogo deles contra o Cienciano em Lima, la em “la Matute”…. no meu orkut tem umas fotos do jogo….
Parabéns pelo blog, não conhecia. Tive o prazer de conhecer este blog exatamente na época em que homenageia meu querido Club Alianza Lima. Linda camisa, que está fazendo bonito nesta libertadores 2010. Arriba Alianza !!!
#Rodrigo, você está errado, o time com mais tradição na Taça Libertadores é o seu rival, Universitàrio, equipe é mais popular com os seguidores no Peru. os primeiros torcedores no Peru são do Universitàrio: barra U oriente, depois de alianza comando svr, e depois outra barra do U trinchera U norte; nessa ordem, nos anos 70. é muito interessante blog, parabéns. adrianrodrich[@]gmail.com
Gostaria de ver foto deste jogador Alejandro Villanueva.
Nome: Maria Helena Villanueva
Pai : José Elizeo Villanueva
Avó :Encarnacio Villanueva
Local Nascimento: Antas – Pontevedra-España.
No google, eu achei uma , estánesse link, veja:
http://www.google.com.br/imgres?q=Alejandro+Villanueva&um=1&hl=pt-BR&client=firefox-a&sa=N&rls=org.mozilla:pt-BR:official&biw=1280&bih=831&tbm=isch&tbnid=_797KXcqY9qRZM:&imgrefurl=http://www.perunews.com/pasados/agosto_03/Pages/Update/Pag11.html&docid=cpF7XuHAV3q-dM&imgurl=http://www.perunews.com/pasados/agosto_03/Media/update/fotos/mago.jpg&w=972&h=818&ei=t4WDT-PkBYem8gTK1fSgCA&zoom=1&iact=rc&dur=631&sig=111666083228901785445&page=1&tbnh=162&tbnw=220&start=0&ndsp=23&ved=1t:429,r:6,s:0,i:79&tx=159&ty=74