Efeito da globalização ou da nossa eterna colonização, não há como negar que o fim de semana está sendo marcado pelo tema “Final da UEFA” e a derrota do Bayern.
Sendo assim, aproveito para falar da 132ª camisa de futebol do blog, que vem de um time que é potência mundial no futebol.
Foi presente do amigo Fernando Piccinini, trazida de sua última viagem à Europa.
O dono da camisa é da cidade de Munique e trata-se do poderoso… F.C. Bayern Munchen, ou Bayern de Munique.
Lembro que quando meu irmão colecionava futebol de botão a gente chamava o time de “Munchen”, só anos depois descobrimos que era o Bayern. A história do time começou no século retrasado, em uma noite de fevereiro de 1900, quando Franz John e um grupo de outros jogadores do time MTV 1879 se reuniram para fundar o “Schwabinger Bayern“, que se tornaria o FC Bayern de Munich. Naquele momento, ninguém imaginaria que o Bayern fosse chegar ao que é hoje. Aliás, como o Bayern é um dos times mais poderosos do mundo, vou me ater a apenas alguns dos grandes momentos que sua torcida comemorou, nestes mais de 100 anos de time. Embora o futebol sempre tenha sido um esporte popular, seu auge na Alemanha se deu com a conquista da Copa do Mundo de 1954. A partir daí virou uma febre, e 9 anos depois, apenas em 1963 criou-se a Bundesliga. A entrada do Bayern na liga se deu com o time que tinha em sua formação, o craque “Franz Beckenbauer”.Ele marcou época no time, participando de diversos times, como o de 1972, campeão alemão:
![Bayern Munchen campeão 1972](https://www.asmilcamisas.com.br/wp-content/uploads/2012/05/Bayer-Munchen-campeão-1972.jpg)
Em 1976, conseguiu sua primeira Copa Intercontinental ao vencer o Cruzeiro por 2×0, na Alemanha e depois segurar um 0x0, em pleno Mineirão:
Em 1977, Beckenbauer se aposentou e o Bayern demorou alguns anos até voltar a conquistar campeonatos. Em 1982, fez uma final histórica contra o Aston Villa, perdendo o título para o time inglês: Em 1998/99 mais um final pra torcida alemã esquecer, desta vez contra o Manchester United, numa virada que fez sofrer a torcida alemã.Em 2001, outra decisão pra mexer com os nervos, desta vez ganha, nos pênaltis contra o Valencia de Espanha. No fim do ano ainda derrotou o Boca Juniors tornando-se campeão intercontinental. Outro ídolo, foi o goleiro Oliver Kahn, que pendurou as chuteiras, recentemente: Manda seus jogos no Allianz arena. Veja aqui como foi nossa viagem pra lá. Detalhe, como o Munique 1860 também manda seus jogos lá, o estádio muda de cor conforme o mandate dos jogos: vermelho para o Bayern Munique e azul para jogos o Munique 1860 e branco com a para jogos da Seleção Alemã.
![Allianz Arena](https://www.asmilcamisas.com.br/wp-content/uploads/2012/05/Allianz-Arena.jpg)
Essa camisa do Bayern que abre o post é uma das mais bonitas de todos os tempos. Velho sonho de consumo para a minha coleção.
V E N D I D O
hehhehehehe, vou ler o lado bom desse seu comentário, vc continua lendo meu blog
Essa camisa é do tempo de ouro para os colecionadores, não? Década de 90… Ou estou equivocado? De qualquer maneira é uma bela camisa de acervo… Show.
Essa camisa no começo do blog, a da final de 99 contra o United e a atual são lindas demais. E sem duvida alguma uma das mais pesadas da Europa. Só uma dica ao dono do blog: Em português o nome do time também é BayerN, com N no final. Bayern em alemão significa Baviera, estado onde se localiza, Munique. Bayer sem N, é o Leverkusen, e que leva esse nome por causa do dono, a fabricante de remédios Bayer. Abraço.
Opa, corrigido o erro!!!!