Santo André 0x0 Seleção da Bulgária (1977)

O Estádio Municipal de Santo André foi construído pela Júlio Neves (até hoje eles citam o projeto no site deles) e inaugurado em 15 de novembro de 1969, com um amistoso entre o Santo André FC e o Palmeiras, mas, até então, o Estádio possuía apenas sua arquibancada coberta:

A construção da tradicional arquibancada descoberta, de pé até os dias atuais, se iniciou em 1976, e somente no ano seguinte foi finalizada.

Assim, em 1977 um novo amistoso foi agendado para inauguração das suas arquibancadas e o jogo foi simplesmente entre o Santo André e a Seleção da Bulgária!!!

No dia da partida, 30 de janeiro, mais uma vez a torcida Ramalhina compareceu, desta vez para conhecer sua nova arquibancada e apresentar a ela nossas bandeiras!

O time foi para o jogo com o goleiro Paulo, César Cachiumbo (improvisado na lateral direita), Tito, Santana e Antonio Carlos na outra lateral; Fernandinho, Souza e a foto com Miguel (nosso eterno massagista), Santana, Tito, Souza, Vicente (Bona) e Mazzola; Tulica (Ribamar) e Bugre (Arnaldo, ele mesmo, o Arnaldinho estreando pelo profissional), destaque na foto abaixo para os dois mascotes (quem serão??) e para o massagista Miguel de Oliveira.

A Seleção Búlgara entrou com Krastev, Tchalev, Dezenov, Samatoviks e Delev; Nikolov e Rainov; Simonov (Kostev), Grigorov (Kabranov), Petrov e Ivanpetrov (Kirakov). O treinador era Stoyan Ormandzhiev.
Foi bacana todo o cerimonial antes da partida, com direito a hino nacional e tudo o que vale!

A partida terminou em 0x0 e foi marcada pela forte marcação de ambos os times.

Esta foi a seleção que disputou o mundial daquele ano, aparentemente não eram os mesmos que vieram a Santo André:

E aqui, lance com o nosso eterno Tulica:

E teve até uma avaliação das atuações:

APOIE O TIME DA SUA CIDADE!!!

215- Camisa do Al Sharjah S.C.

A 215ª camisa de futebol do nosso site foi um presente duplo… O meu amigo Caio Tâmbara recebeu do Murilo de São Caetano, e doou para mim, por isso obrigado aos dois!

O time dono da camisa é o Sharjah FC, fundado no ano de 1966 em Sharjah, terceiro emirado mais populoso dos Emirados Árabes Unidos.

Inicialmente surgiu sob o nome de Al Oruba Club, mas em 1974, passou por uma fusão com o Al Khaleej formando o Al Sharjah SCC, e tornando-se o primeiro campeão da Liga dos Emirados Árabes Unidos, na temporada 1973/74.

Sagrou-se campeão nacional também nas temporadas: 86/87, 88/89, 93/94, 95/96 e mais recentemente em 2018/19.

Também sagrou-se campeão da Emirates Cup nas temporadas 78/79,79/80, 81/82, 82/83, 90/91, 94/95, 97/98, 02/03 e 22/23, com o time abaixo:

O Maicosuel (lá de Cosmópolis, cidade da Mari) jogou por lá!

O clube adentrou à era do profissionalismo tornando-se Sharjah Football Club Company, em 2008, mudando sua identidade visual:

Mas a grana não se materializou em resultados e o Sharjah SC entrou em crise, sendo rebaixado pela primeira vez em sua história, em 2012.

Já em 2013, o time retorna à primeira divisão, e 6 anos depois conquista um novo título do campeonato nacional, em 2019.

Em 2023, veio a conquista da Copa ADIB:

E será que tem uns loucos lá nos Emirados Árabe que curtem uma festa na bancada?

Por fim, importante lembrar que o clube árabe fez uma parceria com um grupo de empresários de São Paulo (responsáveis pelo time da AA Cubatense, que já havia mudado pra Itapevi), fazendo surgir o Sharjah Brasil, que disputou a Copa SP de Futebol Júnior e mandando seus jogos em Alumínio.

APOIE O TIME DA SUA CIDADE!!!

Série C – 2024: ABC 1×0 Tombense

Tiramos uma semaninha de férias nesse meio de 2024 e estivemos em Natal, capital do Rio Grande do Norte para recuperar as energias após um primeiro semestre de muito trabalho e correria.

De Natal, conseguimos dar um rolê por outras cidades próximas para conhecer o que a natureza potiguar tem de melhor, como a árvore do amor, que fica quase no Cabo de São Roque, no litoral norte do Estado.

Ali perto fica a barra do rio Maxaranguape, e a gente adora esses lugares onde o rio encontra o mar…

Também estivemos de rolê pelo litoral sul do estado…

E também de rolê pela cidade de Natal…

Muitas praias e muitos rios até que chegamos no dia 15 de julho, e finalmente calhou de estarmos em uma cidade do Nordeste e poder pegar um jogo de um time local!!!

E se mais de 10 anos atrás, já estivemos no Frasqueirão para conhecer a casa do ABC (confira aqui como foi), finalmente iríamos curtir um jogo ao lado de sua apaixonada torcida!

E lá vamos nós pro Frasqueirão de novo!

Antes de entrarmos para o jogo fomos ver a lojinha do time. Opções muito bonitas, mas é triste admitir que o futebol virou um esporte caro…

O nome oficial do Frasqueirão é Estádio Maria Lamas Farache.

Ingressos na mão, vamos pra bilheteria!

Vem com a gente pra curtir mais um Estádio de futebol do Nordeste!

E curtir uma bancada em Natal ao lado da Mari coroou um rolê incrível pelo Rio Grande do Norte!

E registrar uma foto em frente à rapaziada do ABC também é algo pra se guardar.

Times em campo… Vamos para a festa!

Estar num estádio em outro estado já é uma experiência única, mas poder vivenciar uma partida ao lado da sua torcida é algo ainda mais emocionante…

O jogo em si não foi muito bom tecnicamente porque o ABC precisava vencer de qualquer jeito pra não começar a se preocupar em rebaixamento para a série C, e então o que se viu foi aquele começo truncado e com poucas oportunidades. MAs a torcida se fez ouvir desde cedo!

O ABC conseguiu achar seu gol ainda no primeiro tempo, facilitando a noite da torcida local!

No Frasqueirão também tem quem prefira assistir ali no alambrado…

E tem a rapaziada que fica no apoio o tempo todo, no caso, a Garra Alvinegra.

Aqui, os bares que ficam abaixo da arquibancada lateral:

E a nova geração vem chegando apaixonada!

Destaque também pro camisa 20, O Deivid, ou “DVD”, em recuperação de lesão, e que há algum tempo jogou aqui no Santo André também!

Teve algum rolo com a polícia no segundo tempo, mas não entendi o que houve…

De qualquer forma o apoio prosseguiu!

Destaque também para Roberto Fonseca, o treinador do ABC que também comandou o Santo André num passado recente.

Pela faixa presente na bancada principal, tem um “Movimento” novo entre a torcida.

O jogo se encaminhou para o final, confirmando a vitória do time local por 1×0:

Pra quem quer uma cerveja…. Venha ao Frasqueirão!

Mais uma vez agradecemos a oportunidade de estar em um território tão importante para o futebol!

E assim nos despedimos de Natal…

Felizes pela experiência, mas tristes pela despedida…

APOIE O TIME DA SUA CIDADE!!!

214- Camisa do Ituano FC

A 214ª camisa de futebol do site foi presente da amiga Andrea Sanches e representa um time que tem crescido bastante no últimos anos mas que em 2024 passa por um ano difícil.
Falamos do Ituano FC.

Graças à rivalidade com o Santo André e à distância relativamente próxima, o Ituano é um dos times que mais assisti em campo.

Além dos vários duelos contra o Ramalhão, estive em Itu para acompanhar o acesso do Vasco no ano passado (veja aqui como foi).

Aproveitei esses rolês para escrever dois posts sobre o futebol local: Parte 1 (sobre o Estádio Novelli Júnior) e parte 2 (sobre o Estádio da Baixada, o Estádio Municipal Álvaro de Souza Lima).

O time foi fundado em 24 de maio de 1947, por trabalhadores da Estrada de Ferro Sorocabana, sob o nome de Associação Atlética Sorocabana.

Em 1956, a A.A. Sorocabana conquistou uma vaga na 3ª divisão do futebol paulista.

Em 1965, a Associação Atlética Sorocabana passa a se denominar Ferroviário Atlético Ituano.

Em 1977, esportistas da cidade se reuniram em torno do Ferroviário Atlético Ituano trazendo inclusive o apoio dos seguidores do Clube Atlético Ituano, fundado em 1953, sendo sucessor do Esporte Clube Oficinas Gazzola, tendo vencido a Terceira divisão de 1954 e 1955 e. que andava enterrado em dívidas.

Em 1989, o Ferroviário é Campeão do Campeonato Paulista da Segunda Divisão, mudando seu nome a partir daí para Ituano Futebol Clube.

Tem como maiores conquistas 2 títulos do Campeonato Paulista em 2002 e 2014.

O Ituano também possui 2 títulos do Campeonato Brasileiro da Série C, em 2003 e 2021.

Além disso o time ainda conquistou a Copa Paulista de 2002 e o Campeonato Paulista da segunda divisão de 1989.

APOIE O TIME DA SUA CIDADE!!!